quinta-feira, 24 de novembro de 2022

...

 

Quando me perguntaste estás bom eu
desencadeou uma conversa que ainda hoje
perdura, acontece que a conversa
não adiantou nada e nunca mais
voltei a dizer que não estava bom.
decidi dizer a verdade e disse não, o que


Mesmo dizer conversa é uma maneira
de falar, uma vez que, salvo raras
excepções, imperam mais os passos
e o silêncio. Repara, eu sou uma espécie
de legenda a passar em rodapé, com pontapés
na gramática e erros de português, deito-me
tão cedo, tão cedo, tão cedo que
quando acordo não sei se é ontem
ou amanhã, ouvi alguém, ao pequeno
almoço (ou seria o jantar?), rir-se de mim
e dizer que eu era muito bem caçado.

Também um poema mau pode romper
como qualquer bela flor espontaneamente.
Tem uma vida, é uma frágil vida
com palavras que podem ser baratas
e caras, podem ser tudo e não significam
nada, um poema mau pode representar
uma vida. Mas será que tu sabes medir
o seu valor? Tu que já nem sequer
conversas comigo, apenas me vês.

A tua marcação exacta, todavia, não era
programa, actuação premeditada, militância,
mas resultado de uma indiferença activa: cola
de sobreiro que se agarra e descola, agarra
e descola, nunca se afasta de mais, nunca
se aproxima muito, nunca se agarra de vez.

Uma conversa que ainda hoje dura, só
porque te quis explicar os defeitos
de perguntas que não são bem perguntas.
Perturbei a ordem dos cumprimentos,
sinceramente desde logo percebi o que me
esperava, não consegui contrariar a fatalidade
da atracção e por isso, quase sem querer,
mal dei por mim estava moribundo.

Autor : Helder Moura Pereira,
Imagem : Oleg Oprisco

1 comentário:

- R y k @ r d o - disse...

Foto e texto poético deslumbrantes que me fascinou ver e ler.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.